segunda-feira, 14 de junho de 2010

Dica de Saúde.

BANANA
Esta fruta contém consideráveis quantidades de vitaminas B e C, além de ser alcalina, neutralizando a ação de ácidos no organismo. As vitaminas B1 e B5 ajudam na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar ferimentos.

A banana-maçã é eficaz contra enfermidades do estômago, infecções do fígado, gota, inflamações dos rins, cálculos biliares e tuberculose.
Por ser de fácil digestão, é recomendada às crianças e aos que sofrem de distúrbios digestivos, porque suaviza o trato intestinal. Como tem ação reguladora, é indicada para combater a diarréia.
Em casos de queimaduras, inflamações, inchaço, feridas, chagas e nevralgia, basta usar sua casca fresca e em boas condições e aplicá-las sobre a parte afetada. A casca deve ser presa ao ferimento sem contudo apertá-lo. A casca da banana deve ser renovada a cada 2 ou 3 horas.
Para consumo imediato, a banana deve ser amarela, com pequenas manchas marrons, firmes e sem rachaduras ou sinais verdes. Pode ser consumida ao natural, em saladas de fruta, bolos, tortas, vitaminas, sorvetes ou como acompanhamento de pratos como peixes, aves, etc.
Na alimentação dos bebês, fica saborosa quando amassada e misturada com aveia ou biscoito ralados.
Em temperatura ambiente a banana madura se conserva por 5 dias.



Seu período de safra vai de janeiro a julho.


Cem gramas de banana nanica fornecem 87 calorias e a mesma quantidade de banana-maçã, 100 calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário