Morango
O morangueiro é uma planta da família das rosas, originária das regiões temperadas da Europa. A fruta é carnosa, de cor vermelha, com pontinhos pretos, e de aroma bastante forte.
Valor nutritivo: O morango é uma excelente fonte de sais minerais (principalmente ferro), vitamina C e ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo.
Basta sentir o aroma adocicado e a boca se enche de água. À primeira mordida, uma mescla de sabores levemente ácidos desperta ainda mais o paladar. É raro alguém não gostar de morango...
Mais do que deliciosa, a fruta tem uma porção de compostos benéficos. Alguns trabalhos colocam o morango como um dos alimentos mais ricos em substâncias antioxidantes, importantíssimas contra os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce.
Benefícios:
Excelente fonte de vitamina C. Boa fonte de folato e potássio. Poucas calorias e muitas fibras. Possui bioflavonóides anticancerígenos.
Há cerca de duas décadas, o morango era uma frutas rara em nosso país, extremamente cara e de consumo pouco difundido. Com o passar do tempo, os agricultores brasileiros fizeram grandes progressos na aclimatação do seu cultivo e hoje, do final do outono ao final do inverno, as caixinhas de morango podem facilmente ser encontradas em feiras e supermercados. Além disso sorvetes e sucos feitos com polpa do morango são consumidos o ano inteiro.
Os morangos são deliciosos, têm baixas calorias (cerca de 40 por xícara) e muita vitamina C (nas devidas proporções, em maior quantidade do que as laranjas), que melhora sistema imunológico protegendo o organismo contra gripes e resfriados.
As sementes de morango contêm fibras insolúveis, que ajudam a evitar prisão de ventre.
O morango é rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol e manter a glicemia. Contém bioflavonóides, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico, substâncias que podem ajudar a evitar alguns tipos de câncer, por isso é considerado Funcional. A fruta se destaca pela mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular.
Compre morangos de bom aspecto: tamanho médio, vermelhos vivos e com talos verdes.Os morangos podem ser estocados inteiros na geladeira por poucos dias (quando fatiados perdem gradativamente a vitamina C).
Lave a fruta pouco antes de servir para evitar o mofo e prevenir surtos de diarréia infecciosa. Ledo engano pensar que o fruto vai bem apenas em pratos doces. O morango é perfeito em saladas de folhas. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins. Para aqueles que só comem morango com chantilly, cuidado... com a dose de calorias a mais e o excesso de gorduras!
Como nem tudo é perfeito, o morango muitas vezes carrega resíduos de agrotóxicos. Ele é sensível ao ataque de pragas. Por isso o uso de defensivos agrícolas é corriqueiro. A maneira mais eficaz de driblar as substâncias tóxicas é optar pelo produto orgânico. No mínimo, na hora da compra, prefira o produto com selo de certificação que garante a origem e os cuidados no cultivo.
Observe também a cor. Quanto mais vermelho, melhor. Isso indica que está maduro e os pesticidas, se foram usados, já perderam parte do efeito. Depois de lavar os morangos, deixe-os em uma solução de água com um punhado de bicarbonato, que atenua essas substâncias nocivas.
Estas dicas ajudam a preservar toda a riqueza do morango:
Tente não picar:
Quanto mais cortado o morango for, maior o contato com o oxigênio. Isso fará com que parte das substâncias antioxidantes se percam. Que desperdício!
Atenção no Liquidificador:
Se a receita pede esse eletrodoméstico, aí não tem jeito.
Procure, ao menos, não bater o fruto por muito tempo para tentar segurar uma parte dos compostos benéficos.
Beba Depressa:
Se optou por fazer um suco, tomeo imediatamente. Ou de nada adiantará ter usado o liquidificador por pouco tempo. As boas substâncias do morango passam depressa por uma metamorfose quando a fruta vira bebida.
Evite Levar ao fogo:
Lembre-se: boa parte da vitamina C some quando uma fruta é cozida. A sugestão é só colocá-la na panela no finalzinho da preparação ou usá-la em receitas feitas no vapor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário