quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dica de Saúde.

                                      ERVA-CIDREIRA
Planta aromática , de clima tropical , conhecida popularmente como erva-cidreira. Na medicina popular, utiliza-se o chá das folhas como calmante. O citral é empregado em perfumaria e indústria de alimentos, e como matéria-prima para síntese de iononas, uma das quais, a beta-ionona, é ponto de partida para a síntese da vitamina A sintética.
A colheita é feita em 3 cortes/ano. A espécie C. flexuosus deverá ser colhida antes do florescimento. Quando cultivado com sistema de irrigação o número de cortes por ano aumenta sensivelmente, podendo ser feito a cada 40 dias nos meses mais quentes do ano.
Rejuvenescedora, calmante, revitalizante, antidepressivo, antialérgico, carminativo, hipotensor, nervino, sudorífero, tônico geral, antiespasmódico, bálsamo cardíaco, antidisentérico, antivômitos, regular menstruação, cólicas, tem efeito tônico no útero e, às vezes, pode ajudar em casos de esterilidade, insônia nervosa, problemas gastrintestinais funcionais, herpes simplex, lava feridas, combate mau hálito, revigora em banhos. Embora seja antialérgica, pode irritar peles sensíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário