ERVILHA
Seu valor nutritivo varia conforme os tipos de ervilha encontrados no mercado. Mas de um modo geral, elas oferecem sais minerais como Cálcio, Fósforo, Ferro, Enxofre, Potássio e Cobre, que ajudam na formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o vigor normal do sistema nervoso e asseguram o equílibrio interno do organismo. Contém ainda vitamina A,excelente para a saúde dos olhos e pele; as vitaminas do Complexo B, que promovem o crescimento e estimulam o apetite; e vitamina C, considerada como elemento anti-infeccioso que atua nas cicatrizações, e cuja maior parte se perde durante o cozimento. Quando consumida crua, a ervilha funciona como tônico para o pâncreas.
As ervilhas frescas devem ter vagens limpas, cheias, firmes, de cor verde clara; as secas, não devem ser muito quebradas, nem apresentar excesso de sujeiras; e as em conserva, não devem estar amolecidas e nem com cheiro azedo.
Seja fresca (vagem ou grão) ou em conserva, acompanha bem assados, carnes, aves, prestando-se também para rechear panquecas, omeletes, enriquecer risotos e molhos e para complementar ou enfeitar saladas, cuscus ou tortas.
A ervilha fresca conserva-se em geladeira por 1 semana, e o seu período de safra é de junho a agosto.
Cem gramas de ervilha em conserva fornecem 66 calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário