segunda-feira, 27 de junho de 2011

S.O.S do Lar.

Como acontece com outras etapas marcantes da gravidez, a preparação da mala do bebê para a maternidade costuma gerar ansiedade nas mães. O desejo de que tudo saia perfeito e o medo de esquecer algo importante leva muitas gestantes a fazer e desfazer a mala várias vezes.
No entanto, seguir alguns passos simples pode tornar esse momento mais divertido e tranquilo. O ideal é começar a organizar a mala duas semanas antes do dia previsto para o nascimento. Não esqueça de lavar previamente as peças que entram em contato direto com o bebê.

*Mudas de roupas
Para a mala do bebê, o ideal é planejar com antecedência as mudas completas de roupas para cada dia na maternidade. Para facilitar, separe as mudas (contendo body, calça, macacão, meia, touca, cueiro e toalhinha) em sacos de maternidade etiquetados. Leve de quatro a cinco mudas completas. Você também pode organizar cada conjunto em capas protetoras.
*Organização da mala
Conselheira de mães de primeira viagem, a vendedora Veridiana Bork, que trabalha em uma loja de enxovais para bebê, lembra que a escolha da mala depende do gosto de cada mãe. "Mas, se a ideia é priorizar a praticidade, os modelos emborrachados garantem uma limpeza mais fácil e podem ser usados durante os primeiros anos de vida do bebê em pequenas viagens", diz.
Escolher um modelo compartimentado facilita o acesso aos itens. Use um dos lados grandes para as roupas do bebê, e outro para mantas e acessórios como saquinho de dormir e colchonete (conhecido como bebê-fofo). No outro, os sacos de maternidade com as mudas de roupa de cada dia. Nos compartimentos, guarde fraldas de boca, fraldas descartáveis e itens de higiene, lembrando de deixar um espaço vazio para as roupas sujas. Para estas, utilize sacos de roupas sujas.
*O que não levar
Alguns itens que fazem volume, como travesseiro, toalha de banho e mamadeira, são dispensáveis para os primeiros dias de vida do bebê. Produtos de higiene e fraldas geralmente são fornecidos pelo hospital, mas convém confirmar com antecedência. Muitas mães preferem levar algumas fraldas descartáveis e um pacote de lenços umedecidos para garantir.
 
* Mala do bebê:
Vestuário
2 casaquinhos
4 conjuntinhos de body + calça
4 macacões compridos
4 pares de meias
2 mantas, de cores neutras
2 toucas
1 saquinho de dormir, para sair da maternidade
1 colchonete para reforçar o carrinho (bebê-fofo)
3 cueiros
1 chupeta (e porta-chupetas)
1 par de brincos (se for menina já pode aproveitar para furar a orelha)
1 item vermelho para sair da marternidade (touca, sapatinho, luva...) - dizem que dá sorte!

Higiene
6 fraldas ou toalhinhas de boca
Fraldas descartáveis
Lenços de limpeza
Pomada para assaduras
Saco de roupas sujas
Escova para cabelo

Mala da mãe
2 pijamas ou camisolas (com abertura no peito)
1 roupão
3 sutiãs de amamentação
1 caixa de protetores para os seios
4 calcinhas
1 par de chinelos
3 pares de meia
Seus óculos ou lentes de contato (você não vai querer esperar pra ver seu bebê bem direitinho)
Nécessaire com shampoo, condicionador, sabonete, hidratante, escova e pasta de dentes e absorventes
1 muda de roupa para a sair da maternidade

Bolsa do pai ou acompanhante
Eletrônicos: máquina fotográfica, filmadora, baterias, cartão de memória, carregadores das máquinas e de celular;
Documentos da mãe e do acompanhante (não esquecer da carteirinha do convênio médico)
Enfeite de porta e lembrancinhas
Caderno de visitas
Um lanche portátil como pacote de salgadinhos ou barra de cereal
1 pijama
1 toalha
1 muda de roupa

*Dicas:
1. Organizadores de roupas para malas ajudam a economizar espaço e ter tudo sempre a mão;
2. Guarde os sutiãs de amamentação em colméias próprias, assim ficam organizados e protegidos.
3. Utilize colméias organizadoras para meias, roupas íntimas e camisolas;
4. Você também pode utilizar um space bag para malas, que reduz o volume das roupas em até 2 vezes.
5. Organize os produtos de higiene pessoal em um mesmo lugar, assim ficará mais fácil na hora de utilizá-los. Sugestão: necéssaire porta-cosméticos.

Receita do Dia.

                    Torta com Legumes de Liquidificador

Ingredientes:

Massa
3 ovos
2 xícara de farinha de trigo
1/2 xícara de óleo de soja
1/2 xícara de parmesão ralado
quanto baste de sal
1 colher de fermento químico em pó
quanto baste de leite

Recheio
300 gr de Mussarela em cubos médios
1 tomate picado
1/2 lata de ervilha
1/2 vidro de palmito
1/2 latas de milho verde
azeitona verde picada ,salsinha e cebolinha verde á gosto

Modo de preparo:

Massa

Bata os ingredientes no liquidificador com exceção do leite, que deve ser adicionado aos poucos durante o batimento até atingir o ponto de mingau grosso.
Aqueça o forno em temperatura média. Unte uma forma refratária de tamanho médio com óleo e farinha de trigo. Coloque 2/3 da massa.
Adicione o recheio distribuindo uniformemente. Coloque o restante da massa em cima do recheio e espalhe com a ajuda de uma colher.
Salpique um pouco de queijo ralado sobre a massa. Leve para assar por 30 minutos ou até a massa estar douradinha. Corte a massa em retângulos, depois de assada.

Recheio

Junte todos os ingredientes em uma tigela e tempere com um pouco de sal, orégano e azeite. Reserve até o preparo da massa.
 

Dica de Saúde.

                                                 OVO

Muitas pessoas escolhem não usar ovos nas suas dietas. Cerca de 70 porcento das calorias nos ovos são da gordura, e uma porção dessa gordura é saturada. Têm ainda uma grande quantidade de colesterol - cerca de 213 miligramas para um ovo de tamanho médio. Porque as cascas dos ovos são frágeis e porosas e as condições nas fazendas estão imundas, os ovos são um veículo perfeito para a salmonela - bactéria que é a maior causadora de envenenamentos alimentares nos USA.

Os ovos são muitas vezes usados em produtos fritos pelas suas propriedades de homogeneização e fermentação. Mas os bons cozinheiros encontraram bons substitutos para os ovos. Tenta uma das seguintes coisas da próxima vez que fizeres uma receita que indique ovos nos ingredientes:
  • Se a receita leva apenas um ou dois ovos podes muitas vezes não pôr nenhum. Põe duas colheres de sopa de água a mais por cada ovo eliminado para equilibrar a mistura.
  • Substitutos dos ovos de origem vegetal estão disponíveis em muitas lojas de produtos naturais. Estes não são a mesma coisa que ovos de colesterol reduzido, que continuam a ter o ingrediente original. Os substitutos verdadeiros não contêm mesmo ovo e são geralmente um produto em pó. Substitui os ovos na cozinha com a mistura do pó e água, de acordo com o indicado na embalagem.
  • Usa uma colher de sopa bem cheia de farinha de soja ou amido de milho com duas colheres de água para substituir cada ovo num produto frito.
  • Para substituires a clara de ovo de forma a ligar os diversos ingredientes por exemplo de pastéis ou croquetes, usa alguma sementes de linhaça. Coloca-as numa picadora e reduz a pó. Depois é só
    misturar 1 colher de pó das sementes de linhaça com 3 colheres de água, mexer um pouco, e rapidamente se obtém a consistência da clara do ovo. O restante pó pode guardar-se no frigorifico e usar-se sempre que necessário.
  • Usa 30 gramas de tofu em vez de um ovo.
  • Em doces e bolos meia banana pode ser usada em vez de um ovo, embora isto altere um pouco o sabor da receita.
  • Para pães e amburgers usa uma das seguintes coisas para ligar os ingredientes:
    molho de tomate, batata desfeita, massa de miolo de pão, ou massa de aveia.

Minuto de Sabedoria

O minuto que você está vivendo agora é o mais importante de 
sua vida, onde quer que você esteja.
Preste atenção ao que está fazendo.
O ontem já lhe fugiu das mãos.
O amanhã ainda não chegou.
Viva o momento presente, porque dele depende todo o seu futuro.
Procure aproveitar ao máximo o momento que está vivendo,
tirando todas as vantagens que puder, para seu aperfeiçoamento.